Lote no Lago Sul: como encontrar o terreno perfeito para sua futura casa
- escritório arquitetura
- há 2 dias
- 8 min de leitura
Ao escolher um terreno para construir sua casa, é importante considerar diversos fatores que garantam tanto um bom investimento quanto um lar confortável.
O Lago Sul, uma das regiões mais valorizadas de Brasília, oferece várias opções de lotes, cada um com características que podem influenciar diretamente o projeto da sua casa.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas essenciais para ajudá-lo a escolher o lote ideal, permitindo que você avalie com mais assertividade as opções disponíveis no Lago Sul.
O Lago Sul é um bairro consolidado ao longo do tempo, onde restam poucos lotes vazios. Ainda assim, existe a possibilidade de adquirir uma casa antiga para demolição e aproveitar o terreno, ou até mesmo realizar um retrofit completo.

Antes de seguir, vou contar um segredo a você:
Ter a assessoria de um escritório de arquitetura
faz toda a diferença na hora de escolher o terreno que definirá o seu projeto.
Somos um escritório de arquitetura em Brasília que oferece essa assessoria.
Quer fazer uma consultoria para escolher o seu lote?
Então vem aqui! 👇
Vamos às dicas!
O Lago Sul é com certeza o lugar mais exclusivo de Brasília quando falamos de exclusividade. Um bairro com uma boa vida, excelentes comércios e áreas mais pacatas que contrastam com as partes mais badaladas. Vamos explorar todo o lago sul para voce saber onde fica o seu terreno para a casa dos sonhos.
1) Localização:

O Lago Sul é um dos bairros mais compridos de Brasília, com a sua pista principal tendo mais de 24km de comprimento. Isso confere uma gigantesca variedade de lotes, com suas diferentes atmosferas, com comércios badalados logo ao lado ou pontos mais isolados.
Vamos explorar agora cada região do Lago Sul.
Tecnicamente, as quadras do Lago Sul sao divididas entre QI (Quadra Interna) e QL (Quadra Lago).
As QL são todas as quadras que ficam ao lado do Lago paranoá e são as quadras pares.
As Qi são as do outro lado da pista principal, sem acesso ao Lago Paranoá.
Além dessas quadras, há também o Setor de Chácaras do Lago e o SMDB (Setor de Mansões Dom Bosco).
Vamos fazer uma divisão não oficial, apenas em termos didáticos, para explorar as regiões do Lago Sul em mais detalhes, destacando o que de melhor há em cada uma delas.
SHIS QI 1 a QL 16:
Da QI 1 até a QL 16, são as quadras mais badaladas, com excelentes escolas, o grande Shopping Gilberto Salomão, um ponto histórico de Brasília, e o Pontao do Lago Sul, um cartão postal de Brasília.

Aqui também temos excelente mercados, além de hospitais renomados, como o Hospital Maternidade Brasília e o Hospital Daher.
Também tem acesso bastante fácil para o Plano Piloto, através da Ponte Costa e Silva (Honestino Guimarães) ou através da Ponte das Garças.
Essas são as quadras do Lago Sul mais próximas do aeroporto, sendo que as primeiras quadras estão a menos de 5 minutos do aeroporto.
Isso tudo faz dessa área a região mais viva do Lago Sul, com muita comodidade e integração com a cidade. Mas também confere desafios com trânsito mais intenso. Além disso, essa área é o caminho entre diferentes regiões de Brasília, resultando em mais passagem de transeuntes.
Assim como no Lago Norte, os lotes do Lago Sul apresentam uma área na média de 900m² e com a diferentes tamanhos de área verde dentro do terreno (área não edificante).
Nessa região temos duas quadras extremamente especiais.
São as duas regiões que separamos a seguir.
SHIS QI 15 (Setor de Chácaras do Lago Sul):
O setor de chácaras do Lago Sul na QI 15 possui terrenos gigantescos e bastante exclusivos. Só lá você consegue encontrar terrenos de mais de incríveis 10 mil metros quadrados.

São terrenos maravilhosos se você deseja um enorme quintal, com um paisagismo requintado e uma grande mansão com mais de 2.000 m² com tranquilidade e ainda mantendo muito espaço verde.
Esses terrenos estão entre os terrenos mais caros do Lago Sul.
SHIS QL 12 (Península dos Ministros):
E, claro, temos a famosa Península dos ministros, a QL 12.
É uma rua sem saída com terrenos também muitos grandes, ao lado de várias residências oficiais e famosos escritórios de advocacia.

Aqui as casas estão em um dos lugares mais seguros de Brasília.
E a característica mais cativante da Península dos Ministros são suas vistas espetaculares.
Nessa quadra, você tem o acesso direto ao Parque da Asa-Delta e ao Parque da Península, além de ficar bem ao lado do Pontão, com suas opções de restaurantes.
Além disso, a região fica a menos de 5 minutos do Plano Piloto.
SHIS QI 17 a QI 26:
A parte da QI 17 até a QI 26 é muito mais pacata e geralmente possui quadras sem saída, tornando a atmosfera mais tranquila, como são as quadras QI 17 e a QI 19.

Aqui cabe pontuar: bem na frente da QL 26, há um ponto das lanchas que se reúnem nas tardes de sábado e domingo, com suas verdadeiras festas flutuantes.
Apesar disso, a Ql 26 é uma das quadras muito valorizada por ser uma quadra sem saída e sem comércios e bem ao lado da Ponte JK.
Isso confere tranquilidade e vistas maravilhosas.
O acesso fácil ao Plano Piloto, pela ponte JK,e ao comércio da subida do Jardim Botânico, também podem ser fatores relevantes para a valorização.
Setor de Mansões Dom Bosco (SMDB):
No SMDB, os terrenos são de aproximadamente 2.000m², sendo bem similares aos terrenos do Park Way.

São terrenos bastante valorizados, bem ao lado do Parque do Jardim Botânico de Brasília e com muita natureza ao redor.
Nessa região temos um grande diferencial com relação aos outros locais do Lago Sul: os terrenos ficam todos em condomínios pequenos de até 8 casas. Isso confere ainda mais tranquilidade e segurança.
O Setor de Mansões Dom Bosco oferece terrenos de topografia muito elevada em relação ao Lago. Isso possibilita até mesmo vistas deslumbrantes da cidade de Brasília.
Além disso, citamos o bom comércio, que oferece mercados renomados e boas farmácias.
Atenção: não confundir Setor de Mansões Dom Bosco com Setor Habitacional Dom Bosco.
SHIS QL 28 e QI 29:
E, para quem deseja morar em uma área mais reservada, há as duas últimas quadras do Lago Sul, as mais pacatas e distantes: a QL 28 e a QI 29.

Essas quadras são sem saída, assim como a QL 26, mas ficam longe do trânsito e de alguns barulhos vindos do próprio Lago Paranoá.
Como as quadras 28 e 29 ficam bem ao lado de grandes reservas florestais, elas ganham um ar bem bucólico e, é claro, acesso muito fácil ao Parque da Ermida Dom Bosco.
2) Formato do Terreno:
Os lotes do Lago Sul geralmente possuem 800m², com uma proporção aproximada de 20 metros por 40 metros.
Mas há opções muito maiores, que podem chegar a ter 2.500 metros quadrados, como no SMDB, ou até mesmo 10 mil metros quadrados (setor de chácaras).
Os terrenos diferentes do padrão de 800m² apresentam proporções e formatos muito variados.
Veja o vídeo a seguir e inspire-se para aproveitar melhor as vistas da sua casa:
3) Inclinação do Lote:
A topografia do Lago Sul é variada, com terrenos planos e outros em aclive ou declive, sendo que a inclinação geralmente não é um grande desafio para a região.
Há muitos terrenos com inclinação tal que favoreça as vistas para o Lago, que podemos destacar no segundo pavimento ou em terraços.
4) Proximidade com a Natureza:
O Lago Sul é conhecido por suas áreas verdes e pelo contato com a natureza, com seus generosos espaços verdes.
Alguns terrenos oferecem:
Vista para o Lago Paranoá, o que valoriza a propriedade e proporciona um ambiente mais agradável;
Proximidade com parques e áreas de preservação, como o Parque da Península, o Parque da Asa-Delta, o Pontão do Lago Sul, o Parque do Jardim Botânico e o Parque Ermida Dom Bosco.
Terrenos arborizados, que garantem sombra e um microclima mais ameno dentro do próprio terreno.

5) Análise do Solo:
Investir em um estudo de solo, antes mesmo de adquirir o terreno, pode evitar gastos inesperados na obra. Isso ajuda a ter uma ideia da profundidade do solo resistente e do lençol freático.
É interessante que isso seja feito antes de comprar o terreno, especialmente se o orçamento para a obra não tiver muita folga. Afinal, esse estudo evita a aquisição de um solo que exija uma fundação muito grande ou funda, portanto mais dispendiosa.
6) Infraestrutura e Comércio:
O Lago Sul possui boa infraestrutura, sendo que algumas áreas são mais bem servidas que outras.
Antes de escolher um terreno, avalie:
Distância até comércios e serviços essenciais: shoppings, mercados, farmácias e escolas
Facilidade de acesso a transporte público e vias principais: nas quadras muito grandes, pode ser necessária uma boa caminhada até as paradas de ônibus.
Infraestrutura urbana: excelente no geral, oferecendo esgoto e fornecimento constante de água e luz, sendo raras as quedas e faltas.
7) Análise do Ambiente:
Ao avaliar o ambiente de um terreno para qualquer projeto de construção, é fundamental observar os seguintes fatores: insolação, ventos, acústica, qualidade do ar e áreas preservadas.
Vamos considerar ponto a ponto, com foco para os lotes do Lago Sul:
Insolação: A posição do lote em relação ao sol ao longo do dia e durante diferentes épocas do ano será importante para a orientação ideal da casa e para a locação dos espaços de lazer. Resguardadas as devidas proporções, vale dizer que essa não é uma preocupação tão iminente para o Lago Sul, que costumam ter temperaturas mais agradáveis no contexto brasiliense.
Esse é um fator relevante, principalmente se você deseja uma casa com grandes aberturas. A exuberância das vistas para o Lago, o contato com o jardim e a tranquilidade do local pedem grandes aberturas.
Ventos: Os ventos certamente serão abundantes em um terreno no Lago Sul, até porque os lotes apresentam um bom afastamento entre as construções, em geral. Destacamos as brisas próximas ao Lago.
Acústica: Em geral, o Lago Sul e sua vizinhança não produzem muito ruído, sendo uma região bastente tranquila. Mas, caso o lote seja mais próximo das pistas ou de pontos mais movimentados do Lago Paranoá, avalie o real impacto desses ruídos para a sua construção e considere medidas de isolamento acústico, como vidros duplos e materiais de construção absorventes de som.
Qualidade do ar: O Lago Sul é conhecido por suas amplas áreas verdes, sendo excelente a qualidade do ar na região como um todo. As áreas verdes atuam como filtros naturais, removendo poluentes do ar e proporcionando uma sensação de frescor e bem-estar para os moradores. A umidade vinda do Lago também contribui para elevar a qualidade do ar.
Área Preservada: Como mencionamos, o Lago Sul possui muitos terrenos com áreas de preservação, o que corrobora a questão sobre a boa qualidade do ar.
8) Legislação e Documentos:
Ao comprar um lote no Lago Sul, certifique-se de que ele está devidamente regularizado e registrado.
Sendo as QI e QL, do Setor Habitacional Individuais Sul (SHIS), todos os lotes são regulares e muito antigos. Além desses, o SMDB também é regular.
Para evitar confusão com locais irregulares, cabe citar aqui novamente o Setor de Habitações Dom Bosco (SHDB), para não confundir com o Setor de Mansões Dom Bosco (SMDB).
Alguns cuidados incluem:
Verificar as restrições urbanísticas, que são bastante tranquilas, o que possibilita projetos bastantes expressivos.
Checar a documentação do terreno, para evitar problemas jurídicos no futuro (aqueles cuidados básicos com compra de imóveis).
Consultar um corretor de confiança e um escritório de arquitetura para entender melhor as possibilidades do lote.
Com todos esses tipos, localizações, inclinações e posicionamentos dos lotes, cada terreno é único.
Todos os lotes do Lago Sul são providos de área verde, algumas menores e outra verdairamente gigantescas, como os terrenos na beira do Lago.
Conte com a nossa assessoria para conseguirmos, juntos, estabelecer prioridades, enxergar as possibilidades e balancear os cenários que tivermos disponíveis.
Quer fazer uma consultoria para escolher o seu lote?
Então vem aqui! 👇
Fontes:
Comentarios